4 de junho de 2010

Democracia?

Pra você, o que quer dizer democracia? Governo do povo? Voto livre? O conceito de democracia cai por terra a partir do momento em que nós somos obrigados a votar.  Quem não vota vai preso, então eu não sou livre para decidir, se quero ou não votar, eu tenho que escolher pessoas que vão decidir por mim. Mas, será que essas pessoas vão saber das minhas dificuldades, dos meus interesses,

“Eles” dão o direito de escolher, que maravilha, eu vejo a propaganda eleitoral, escolho meu candidato, vejo suas propostas, voto nele, pronto, é só esperar ele cumprir. Se fosse assim, seria fácil. Depois que o cara é eleito metade de suas promessas desaparecem. A outra metade ele não faz.

O Serra prometeu cumprir o mandato no governo, na primeira oportunidade que teve, saiu pra se candidatar a presidência. Bom, eu acho justíssimo o vice ficar em seu lugar, ninguém conhece o infeliz, ele não fez propostas, eu não votei nele, e agora ele que decide por mim. Bela democracia. Se o Serra ganhar, vai largar a presidência pra disputar que cargo?

O meu voto não tem relevância na apuração, nem o meu, nem o seu, nem o voto do seu amigo, do seu vizinho, nenhum desses votos tem relevância na contagem. Em um país em que até uma emissora de TV decide por todos, vocês acham que um simples voto vai mudar alguma coisa?

Muita gente vai falar que o voto é a nossa arma, que nós temos o poder nas mãos, Oh que magnífico, eu posso votar! O que adianta eu votar em alguém que não vai cumprir seu mandato? Que vai esquecer suas promessas. Que nem sabe que eu existo. 

É engraçado ver os candidatos falando que vão continuar com os projetos do seu antecessor. Oras se vai continuar com os projetos do outro, então não precisa tirá-lo do poder. Será que o objetivo do candidato é ajudar a população, ou ele quer status, poder, liderança e dinheiro?

Gostaria de saber por que candidatos prometem tanto? É como se eles trocassem aquelas miseras promessas por voto. Enchem a boca pra falar mal dos seus concorrentes sem olhar para o próprio nariz.

Época de eleição é um prato cheio para sair em passeatas, caminhadas, fazendo campanha, abraçando crianças nas favelas. Quando são eleitos, não saem de casa com no mínimo uns oito seguranças.

Gastam fortunas com campanhas políticas, brigam entre si. Um partido é rival do outro. Não entendo porque votamos em pessoas que disputam para serem eleitos. Jogam palavras ao vento, prometem e não cumprem. Trocam tudo por votos. E nós ainda assim votamos.

Dizem que política não se discute, é esse pensamento que eles querem que tenhamos. Não questionar, não investigar. Quanto mais leigos no assunto tiverem é melhor pra eles, como você vai saber reivindicar seus direitos? Pra falar a verdade, eu não entendo nada de política, mas sei que a maioria ali só pensa em dinheiro. Claro que toda regra tem exceção, os que não pensam em dinheiro, não querem trabalhar.

Depois não querem que a política brasileira vire motivo de chacota em programas humorísticos, eles dão motivos para isso, subornando pessoas, desviando dinheiro público, escondendo dinheiro na cueca, transformando o cenário político, que deveria impor respeito, em um verdadeiro carnaval fora de época.
                                                                                                                                     

17 comentários:

  1. Exatamente, é preciso uma reformulação ao invcés de usar leis de 1948 e mostrar atualização e novos projetos como "ficha limpa" ou algo assim, mas sempre o passado irá perturbar o Brasil, acredite, ótimo post e blo, vou seguir, de um pulinho lá no meu www.studiobonline.blogspot.com, té mais.

    ResponderExcluir
  2. eh preciso fzr novas leis ou repensa melhor as q ja tem

    ResponderExcluir
  3. claro sem problemas, parceria de links, apoio à divulgação, quanto ao tema, não generalizo, mas 80% deveriam ser fechadas judicialmente. Té mais. Vou lhe colocar no meu "Recomendo" do Blog, té mais.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante seu texto, na verdade a democracia até existe,mas muitas vezes as pessos não analisam bem as propostas e o passado do candidato,isso se vê quantas pessoas pareciam que iriam desaparecer do cenário politico e ali estão de volta,veja ficha limpa,já foi uma conquista para mudar.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  5. Reformular as leis seria uma ótima solução. Mas pra isso acontecer é preciso que as pessoas decidam entender do assunto, buscar, se informar, pra então contestar os erros e obriga-los a acertar.' Boa Escrita. Bye'

    http://www.ultimamentira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Belo texto, parabéns. Quanto a influência da mídia, isso é bem notório mesmo, é só lembrar da campanha do ex presidente Collor, a Rede Globo manipulou de uma forma discara e ele foi eleito. Só não concordo com essa parte do seu texto: "meu voto não tem relevância na apuração, nem o meu, nem o seu, nem o voto do seu amigo, do seu vizinho, nenhum desses votos tem relevância na contagem"... Não é verdade mesmo hein!


    Quantos aos comentários dos amigos acima, não acredito que o Brasil precisa de novas leis, não precisa mesmo. Se nossos representantes e os orgãos do governo fossem capaz de cumprir metade das leis que garantem saúde, educação e lazer para o povo o Brasil seria outro. O problema do Brasil não está em políticas públicas, e sim na gestão das três esferas, municipal, estadual e federal. Precisamos de políticos éticos!

    ResponderExcluir
  7. As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu texto, tudo isso que vc falou concordo e vou além um poco voto deveria ser opcinal e não obrigatório, valeu estou seguindo seu blog.

    ResponderExcluir
  9. É um assunto complexo.
    A questão do voto obrigatório é só um ponto nisso tudo. Nos EUA ele não é obrigatório, mas o exemplo de país democrático aplica censura na mídia, lembro muito bem que na questão das torres gemeas era proibido videos com referência a aviões. Um clip do Foo Fighters, Learning to fly, foi proibido de passar durante um bom período.
    Sem contar imagens de caixões de soldados americanos no Afeganistão e Iraque são censuradas para não abalar a opinião pública.
    São detalhes que vão "moldando" as democracias pelo mundo a fora.
    Acredito que o fato de ser obrigado a votar é uma questão mais simples no nosso caso, certamente temos problemas democraticos mais terríveis.

    Flw

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não tinha penssado nessa história do Serra, que prometeu cumpri o mandato e saiu na primeira oportunidade. É injusto mesmo.
    Tou escrevendo com pressa agora :S
    tenho q sair mas prometo que retornarei.
    Estou seguindo.

    ResponderExcluir
  11. politica vai ser sempre alvo do humor brasileiro, pq vai ser dificil mudar!!!

    http://in-dicando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. "Se a miséria de nossos pobres não é causada pelas leis da natureza, mas por nossas instituições, grande é a nossa culpa." Charles Darwin

    Um vez alguém disse que "a desgraça dos que não se interessam por política é serem governados pelos que se interessam".

    ResponderExcluir
  13. é necessário rever muita coisa , inclusive as leis .

    ResponderExcluir
  14. é dificil mudar o que já está "estabelecido"...

    é mudar e muuuuito.

    ResponderExcluir
  15. Voltei como tinha dito!
    Passei por dias corridos :S
    Mas palavra é palavra.
    Continuando:
    Eu ainda não tinha penssado nessa história do Serra, que prometeu cumprir o mandato e saiu na primeira oportunidade. O vice fica no seu lugar, e agente não conhece absolutamente nada de quem é ou quem foi esse cara.

    ResponderExcluir
  16. Democracia é apenas um rótulo, um título. Ela é interpretada de acordo com as conveniências de quem está no poder.

    Nós os subalternos, leia-se povo, somos mero coadjuvantes, temos um papel secundário, inexpressivo.

    Eu venho apresentando crônicas que são, de certa forma, contundentes, mostrando minha indignação e revolta contra essa "democracia mascarada" que tentam nos imputar.

    Acompanho e sou prestigiado por pessoas com idade similar à minha, quase 60 anos; parece mentira, mas eu ainda me sinto como se fosse um guri, como dizemos nós gaúchos.

    Eu sinceramente sentia uma angústia no peito, vendo os rumos que estão sendo delineados no meu querido Brasil. Até o momento em que, por casualidade (na verdade devido a um comentário recebido em uma postagem de humor), encontrei seu texto.

    Verifiquei o seu perfil e procurei sua idade; não encontrei. Constatei juventude em sua foto.

    E percebi, com imensa satisfação, a grandiosidade de seu discernimento sobre a realidade política brasileira.

    Perfeito.

    Para não exagerar no tamanho do comentário, finalizarei com essa expressão:

    Você expressa plena maturidade de raciocínio. Parabéns.

    ResponderExcluir

Comenta ai vai!