4 de junho de 2010

Democracia?

Pra você, o que quer dizer democracia? Governo do povo? Voto livre? O conceito de democracia cai por terra a partir do momento em que nós somos obrigados a votar.  Quem não vota vai preso, então eu não sou livre para decidir, se quero ou não votar, eu tenho que escolher pessoas que vão decidir por mim. Mas, será que essas pessoas vão saber das minhas dificuldades, dos meus interesses,

“Eles” dão o direito de escolher, que maravilha, eu vejo a propaganda eleitoral, escolho meu candidato, vejo suas propostas, voto nele, pronto, é só esperar ele cumprir. Se fosse assim, seria fácil. Depois que o cara é eleito metade de suas promessas desaparecem. A outra metade ele não faz.

O Serra prometeu cumprir o mandato no governo, na primeira oportunidade que teve, saiu pra se candidatar a presidência. Bom, eu acho justíssimo o vice ficar em seu lugar, ninguém conhece o infeliz, ele não fez propostas, eu não votei nele, e agora ele que decide por mim. Bela democracia. Se o Serra ganhar, vai largar a presidência pra disputar que cargo?

O meu voto não tem relevância na apuração, nem o meu, nem o seu, nem o voto do seu amigo, do seu vizinho, nenhum desses votos tem relevância na contagem. Em um país em que até uma emissora de TV decide por todos, vocês acham que um simples voto vai mudar alguma coisa?

Muita gente vai falar que o voto é a nossa arma, que nós temos o poder nas mãos, Oh que magnífico, eu posso votar! O que adianta eu votar em alguém que não vai cumprir seu mandato? Que vai esquecer suas promessas. Que nem sabe que eu existo. 

É engraçado ver os candidatos falando que vão continuar com os projetos do seu antecessor. Oras se vai continuar com os projetos do outro, então não precisa tirá-lo do poder. Será que o objetivo do candidato é ajudar a população, ou ele quer status, poder, liderança e dinheiro?

Gostaria de saber por que candidatos prometem tanto? É como se eles trocassem aquelas miseras promessas por voto. Enchem a boca pra falar mal dos seus concorrentes sem olhar para o próprio nariz.

Época de eleição é um prato cheio para sair em passeatas, caminhadas, fazendo campanha, abraçando crianças nas favelas. Quando são eleitos, não saem de casa com no mínimo uns oito seguranças.

Gastam fortunas com campanhas políticas, brigam entre si. Um partido é rival do outro. Não entendo porque votamos em pessoas que disputam para serem eleitos. Jogam palavras ao vento, prometem e não cumprem. Trocam tudo por votos. E nós ainda assim votamos.

Dizem que política não se discute, é esse pensamento que eles querem que tenhamos. Não questionar, não investigar. Quanto mais leigos no assunto tiverem é melhor pra eles, como você vai saber reivindicar seus direitos? Pra falar a verdade, eu não entendo nada de política, mas sei que a maioria ali só pensa em dinheiro. Claro que toda regra tem exceção, os que não pensam em dinheiro, não querem trabalhar.

Depois não querem que a política brasileira vire motivo de chacota em programas humorísticos, eles dão motivos para isso, subornando pessoas, desviando dinheiro público, escondendo dinheiro na cueca, transformando o cenário político, que deveria impor respeito, em um verdadeiro carnaval fora de época.